Raio X do investidor brasileiro

A ANBIMA, divulgou em seu site (www.anbima.com.br) matéria e relatório de pesquisa que analisam o comportamento do investidor brasileiro quando se trata de hábitos de poupança e investimento. Veja abaixo os destaques da matéria.

———————————————————————————–

Leia o relatório completo sobre os hábitos de investimento e poupança dos brasileiros.

Clique aqui para baixar o Relatório da Pesquisa 

 

“Conversamos com mais de 3,3 mil pessoas de todo o país para conhecer os hábitos de poupança e de investimento da população brasileira. Com a ajuda do Datafolha, levantamos informações importantes para entender o comportamento e as motivações do investidor.”

Nasce, assim, o Raio X do investidor brasileiro. A pesquisa será repetida anualmente para monitorar as intenções de investimento dos brasileiros não apenas em relação às aplicações financeiras, mas também quanto à aposentadoria e aos motivos que levam as pessoas a não fazerem reserva financeira.

Nesta página, você encontra alguns dos destaques da pesquisa, notícias que divulgamos sobre o assunto e reportagens publicadas pela imprensa sobre os resultados. Para se aprofundar no tema, baixe o relatório completo e consulte os dados brutos na Central de Informações sobre o Investidor Brasileiro.

 

DESTAQUES

A pesquisa mostra que mais da metade dos brasileiros não conhece e não utiliza produtos de investimento. Em respostas espontâneas, ou seja, sem opções de escolha, apenas 45% da população disse conhecer um ou mais tipos de produtos, com destaque para a poupança, citada por 32%.

Efetivamente, apenas 42% dos brasileiros tinham algum saldo aplicado em produtos de investimento. Dessas pessoas, apenas 9% investiram algo em 2017.

Preferência nacional, a poupança é o principal destino das economias dos investidores brasileiros. O perfil predominante é daqueles com mais de 25 anos, maior escolaridade, renda superior a dois salários e pertencentes às regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (39%). O Norte e o Nordeste têm uma participação muito tímida nos investimentos de forma geral, não apenas na poupança.

Quando analisada exclusivamente a renda, 44% das pessoas que recebem mais de dez salários declaram guardar dinheiro na poupança. O percentual cai para 28% entre os entrevistados que ganham até dois salários mínimos.

 

QUAIS AS VANTAGENS DE INVESTIR?

Para o investidor brasileiro, a segurança é o principal motivo que o leva a investir. Ele não enxerga os produtos financeiros como uma forma de maximizar o patrimônio ou auferir ganho, mas como uma maneira de guardar o que economizou em um lugar seguro, que é como enxerga as instituições financeiras. A motivação pela segurança é unanimidade: aparece em primeiro lugar em todas as faixas etárias, as classes sociais e os níveis de escolaridade.

A busca por retorno financeiro aparece em segundo lugar entre as motivações. Foi apontada por 16% dos entrevistados, com predominância entre os homens (19%).

 

Fonte: Site da ANBIMA: http://www.anbima.com.br/pt_br/especial/raio-x-do-investidor-2018.htm